terça-feira, 22 de setembro de 2009

Associação Bodyboard Foz do Mondego -Noticias-

Praia da Lagide em Peniche, foi a praia escolhida pela Federação Portuguesa de Surf e Associação Portuguesa de Bodyboard para dar início ao Circuito Nacional de Bodyboard Open 2009, nos passados dias 12 e 13 Setembro.
Com mais de 90 atletas inscritos, foram novamente 4 atletas figueirenses que se deslocaram a Peniche para disputar esta primeira etapa, que teve muito vento ondas razoáveis de meio metro a metro.
Os atletas figueirenses que entraram apenas nas fases mais avançadas da prova, tiveram muito boas prestações:
Luís Pereira que foi um dos melhores atletas em prova e por pouco não chegou á final, terminou em 5º lugar e deixa boas perspectivas para as restantes 2 etapas do Circuito;
Jaime Jesus top 16 de 2008, entrando apenas nos Oitavos de final logrou passar uma fase terminando a prova num 9º lugar, sendo um bom resultado já que a prova realizou-se numa praia cujas características da onda não ajudaram o desempenho do Jaime Jesus.
Nuno Trovão o outro Figueirense em prova terminou em 33º lugar, fazendo uma prova pouco conseguida já que não se encontrou com as ondas durante a prova.
Ana Adão, no seu segundo ano de Circuito e sendo a menina mais nova em prova, surfou muito bem na prova e fez um bom score, terminando em 7º lugar abrindo boas perspectivas também para o restante circuito.
Proximas provas: Costa Caparica em Outubro e Açores em Dezembro.Em meados de Agosto o Circuito Mundial de Bodyboard chegou á Europa para 6 provas que durariam cerca de 5 semanas, a chamada perna Europeia do Bodyboard, que englobava 4 provas em Portugal (Aveiro, Sintra, Viana do Castelo e Peniche) das quais um Grand Slam da Praia Grande em Sintra e duas em Espanha (Ferrol e Sopelana)
Apenas 4 bodyboarders Figueirenses participaram em algumas provas portuguesas, o já habitual Jaime Jesus que vinha das etapas do Mundial no Chile e Peru, Luís Pereira de volta ás competições, o veterano Nuno Trovão e a estreante nestas lidas e de apenas 16 anos Ana Adão.
Cada atleta teve um excelente resultado em cada uma das provas portuguesas, que entre mais de 200 atletas vindos de todo mundo é um bom saldo.
Luis Pereira obteve um excelente 9º lugar na prova de Sintra em Drop Knee, a mais valiosa de todas e a mais prestigiosa. Nas outras etapas passou sempre algumas eliminatórias e voltou a uma boa forma competitiva.
Jaime Jesus, surfando muito melhor e com mais concentração nas provas, passou sempre as eliminatórias mas ficando sempre á porta dos oitavos de final. É agora o melhor atleta figueirense no ranking final, em 49º lugar, mas prejudicado por não ter participado no início do Circuito Mundial no Hawaii. Subirá muito no ranking na última etapa nas ilhas Canárias, em Dezembro.
Nuno Trovão de volta ao Circuito Mundial, participou em Viana do Castelo onde conseguiu um excelente 25º lugar, chegando aos oitavos de final da prova Teve também uma boa actuação em Sintra.
Ana Adão, estreante nestas andanças, participou nas provas de Peniche e Aveiro, onde surfou bem na sua eliminatória, mas não passou devido á maior experiência de duas atletas brasileiras. Em Aveiro fez uma melhor prova e terminou num excelente 17º lugar, e foi das meninas mais novas em prova.
Estes atletas gostariam de agradecer o apoio do Instituto Português da Juventude, que lhes foi dado para poderem evoluir e participar no Circuito Mundial de Bodyboard. Agradecimentos á Deepley , Junta Freguesia de São Pedro, Pride Bodyboards e Manta Bodyboards.