terça-feira, 14 de julho de 2009

Rotas Pedestres no Concelho da Figueira da Foz

O Explore Figueira, em parceria com a Câmara Municipal da Figueira da Foz e a Figueira Grande Turismo, anunciam o calendário dos percursos interpretativos para o Verão 2009.
Esta parceria, criada em 2007, já levou centenas de turistas nacionais e estrangeiros a percorrer as rotas pedestres do Concelho e, sobretudo, a descobrir o património natural e histórico-cultural que passa despercebido a quem nelas passa sem guia.
Para abranger todos os públicos (mesmo os que não gostam de caminhar) existem, para cada rota, três modalidades diferentes:
• Visita Interpretativa - dá a conhecer, em cerca de uma hora e apenas 1 km, a área mais interessante da rota;
• Percurso Interpretativo - ocupando cerca de 3 horas, e com uma distância de até 6 km, mostra o mais importante de cada rota;
• Percurso Longo – ocupando manhã e tarde, percorre toda a rota.
A duração dos percursos e o ritmo calmo em que decorrem deve-se à aposta feita na profundidade e qualidade da interpretação, este ano com a colaboração da recém criada Associação de Interpretação do Património Natural e Cultural – Interpretare. Orgulhamo-nos de dizer que aqui não se paga para caminhar, mas sim para conhecer e compreender o que nos rodeia, de forma activa e, por vezes, insólita. Nestes percursos interpretativos os visitantes são convidados a provar cachelros, a cheirar piteirões, a contar fradinhos, a viajar no tempo, a dissolverem-se e cristalizarem-se, ou mesmo a fossilizarem…

Calendário de percursos interpretativos:
Julho:
-Rota das Salinas - 12; -Rota da Boa Viagem - 22; -Rota de Maiorca - 25
Agosto:
-Rota de Maiorca - 1; -Rota da Boa Viagem -9; -Rota do Megalitismo - 23 ; -Rota de Seiça - 29; -Rota das Salinas – 2, 8, 22, 30.
Setembro:
- Rota das Salinas – 5; Rota de Maiorca - 13; Rota da Boa Viagem -19.

As inscrições são limitadas e o transporte será, sempre que possível, oferecido pela Figueira Grande Turismo. Se até este ano a partida se fazia do Posto de Turismo da Avenida, a partir deste ano o ponto de encontro passará a ser o Centro de Artes e Espectáculos, por maior facilidade de estacionamento.
Fora destas datas será também possível fazer percursos por reserva com um mínimo de 4 pessoas. Para as visitas de uma hora o número mínimo é de 10 pessoas pelo que apenas estão disponíveis para grupos organizados.
Para mais informações ou inscrições, dirija-se aos postos de turismo, a figueiraturismo.com ou contacte o Explore Figueira por mail para figueira.explore@sinergiae.pt ou através do telefone 910 219 021.