terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Portugal O'Meeting 2010 - O último dia

16 de Fevereiro de 2010: Quarto e último dia de competição cumprido! Jornada com emoção até ao fim, em que os campeões de ambos os escalões, Mikhail Mamleev e Simone Niggli só vieram a alcançar o topo da classificação na última etapa, numa prova evidente da enorme competitividade deste POM 2010. A prova decorreu em terrenos contíguos à Lagoa da Vela num ambiente e imagem magníficos que a quantos nos visitaram agradou. Nesta edição do POM houve a registar o record de participação de estrangeiros e do número total de participantes (1853). Números ainda assim longe dos que congregam, por exemplo, os “5 dias da Finlândia”, em que registam participações na ordem dos 17 000 atletas. Paragens onde a Orientação é uma prática desportiva conhecida e por muitos praticada. A realidade nacional ainda está longe, mas importa começar hoje aquilo que amanhã será certamente uma realidade.
Esta edição do Portugal ‘O’ Meeting foi coroada de êxito, tantas foram as felicitações que os organizadores receberam de muitos dos participantes no evento, sob as mais diversas formas. Numa organização que envolveu cerca de 150 pessoas de ambos os clubes, Clube de Orientação do Centro e Secção de Orientação do Ginásio Clube Figueirense, o esforço foi imenso, o stress em doses exageradas e a exaustão sempre à espreita. Ao longo de ano e meio preparou-se e planeou-se, ao segundo, o que viriam a ser estes quatro dias. Por ora, a sensação maior é a do dever cumprido e, já agora, bem cumprido. Numa modalidade em que o pormenor vai à unidade de tempo (o segundo), tudo tem de estar planeado, tudo tem de estar organizado. Foi esse o nosso desafio, foi essa a nossa aposta, pensamos que ganha. Com mais esta organização pensa-se que o país ficou prestigiado, a Figueira mais conhecida e os clubes organizadores inscrevem no seu historial mais uma página dourada.
O Concelho da Figueira, especialmente Leirosa, Costa de Lavos, Quiaios e a Lagoa das Braças, Bom Sucesso e a Lagoa da Vela, podem orgulhar-se de ter recebido e sabido fazê-lo com dignidade os cerca de 1900 atletas, 150 elementos da organização e ainda todos os acompanhantes, num número total que não andará muito longe das 2000 pessoas. Durante pelo menos quatro dias, a Figueira foi palco da melhor Orientação que se faz pelo Mundo. Aqui nos visitaram os campeões da modalidade, aqui nos demos a conhecer com o que de melhor temos para oferecer, agora basta-nos continuar a trabalhar e esperar pelo retorno de todo este esforço, de toda esta forma de estar e de receber.
O evento termina com brilho e glória, construído com muito suor e dedicação, agora há que descansar e aguardar pelos ecos dos quatro cantos do Mundo.
Figueira da Foz, 16 de Fevereiro de 2010
A Direcção do POM 2010