segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Portugal O'Meeting 2010 - Noticias da Figueira da Foz

--Nota de Imprensa--
Cumprido que está o segundo dia da Prova, há a registar a enorme afluência de atletas que veio a transformar a Arena num local de encontro do mundo da Orientação. Com a aliciante de se competir numa prova a contar para o WRE, aí se encontraram e competiram os melhores do mundo da modalidade.


Num dia marcado pela continuidade da presença do Sol, que contagiou quantos visitaram a cidade da Figueira da Foz, a competição foi renhida e veio a apresentar algumas surpresas. Nas elites, sector masculino, o campeão do mundo veio a quedar-se por um quarto lugar, que não sendo um lugar desprestigiante é, no entanto, pouco expectável para o nível do atleta. Quanto ao sector feminino, também a campeã do mundo não veio a triunfar, quedando-se por um prestigiante segundo lugar a quarenta e seis segundos da primeira posição. Tempo que numa prova desta envergadura e características é efectivamente impressionante. Quantos aos portugueses o melhor atleta do sector masculino foi Diogo Miguel, do Ori Estarreja, que se classificou em 54º lugar. No sector feminino, Maria Sá foi a que melhor representou as cores nacionais, quedando-se no entanto por um 44º lugar.
A prova de distância média, a contar para o WRE, teve momentos altos, nomeadamente na manga final onde os atletas chegaram a correr lado a lado para o Finish, numa imagem não muito frequente na modalidade, mas que atesta bem do grau e nível da competição. Momentos emocionantes, acompanhados de perto pelos quase dois milhares de atletas que assistiam às chegadas dos competidores e que, muitas vezes, viveram de forma exuberante e emocionada a chegada ao sprint de muitos outros atletas. Arena com características deveras soberbas, em plena mata nacional, local onde os atletas tiveram oportunidade de demonstrar o seu respeito pela natureza e ambiente. Certo é que toda esta envolvência veio a merecer de alguns atletas estrangeiros elogios e reconhecimento, nomeadamente quando assumiram, perante a organização, que as provas deste POM, pelo menos até à data, estão ao nível de um qualquer Campeonato do Mundo.
Ao fim do dia realizou-se o banquete do evento, no restaurante Rosa Náutica, no Quiaios Hotel, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, o qual veio a tecer breves palavras de boas vindas a todos quantos nos visitaram por ocasião do evento. A dado passo do seu discurso referiu que “mais do que o aspecto competitivo ou de entretenimento, este meeting deve ser encarado como instrumento de desenvolvimento, na medida em que constitui um contributo essencial para o enriquecimento cultural da comunidade em geral”. Fechou-se assim o segundo dia do POM 2010.
Todos os resultados e fotos encontram-se disponíveis em www.pom2010.com.
Para 2ª feira dia 15 de Fevereiro, terceiro dia do POM 2010, cumprir-se-á mais uma jornada na Lagoa das Braças, de distância média e em terrenos igualmente técnicos e de dificuldade igual à do dia anterior. Cerca das 15h30 decorrerá nas instalações do Parque de Campismo Municipal, na cidade da Figueira da Foz, uma prova de Orientação de Precisão, variante da modalidade que põe em competição atletas portadores de deficiência física. Esta será a primeira vez que tal acontecerá integrado num POM.
Tudo indica que a chuva também quer participar na festa e que fará a sua aparição. Não sendo visita desejada, teremos pois de saber conviver com essa contrariedade, pois que o desporto ao ar livre está invariavelmente exposto a estas vicissitudes.
Figueira da Foz, 14 de Fevereiro de 2010
A Direcção do POM 2010