sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

ABFM analiza final de temporada

Nas últimas 4 semanas vários atletas da Ass. Bodyboard Foz Mondego tiveram envolvidos em finais de vários circuitos de Bodyboard (Nacional, Europeu e Mundial) além da realização da 4ª edição do Nazaré Special Edition, campeonato de ondas grandes que se realiza de 2 em 2 anos na Praia Norte daquela cidade.
Foi um final de temporada competitiva e positiva para os Bodyboarders figueirenses e que reforçou a sua categoria a nível mundial, europeu e nacional. Vamos por partes:

Nazaré Special Edition- Novembro
Com as expectativas elevadas para esta 4ª edição por parte da organização e com Luis Pereira a defender os seus títulos de 2005 e 2007 havia muitos pontos de interesse nesta prova. Os outros figueirenses convidados para prova eram Jaime Jesus e Fábio Laureano, mas mesmo antes da prova começar houve a baixa deste último, que teve de ser operado de urgência ao apêndice.
Com ondas a rondar os 4 metros e 5 metros mas com má formação, a prova realizou-se nestas condições e com enorme sucesso para a Figueira da Foz, já que mais uma vez se provou que os seus bodyboarders são dos maiores “big riders” nacionais e mesmo mundiais. Quando as ondas estão grandes quem dita a performance são os bodyboarders figueirenses. Jaime Jesus não defraudou as expectativas e terminou em 3º lugar, sendo o melhor português em prova, Luís Pereira que não esteve muito bem na primeira ronda, terminou na 7º posição e com a melhor onda do evento com nota máxima de 10. O vencedor do evento foi Mike Stewart, lenda viva do Bodyboard. Ainda uma palavra para equipa de salvamento do evento onde figurava dois Figueirenses, o Ney e o Chapas. Parabéns a eles também.

Pódio do Nazaré Special Edition 2009. 1º:Mike Stewart(Hawaii); 2º: José Octavio(Brasil); 3º: (melhor português) Jaime Jesus.

4ª etapa do Circuito Europeu de Bodyboard-Marrocos, Novembro
Nuno Trovão, Jaime Jesus e Ana Adão deslocaram-se a Marrocos, mais propriamente á praia de Mohamedia perto de Casablanca, para a 4ª e última etapa do Circuito Europeu de Bodyboard que já tinha passado por Portugal e França. Ana Adão, de apenas 16 anos, teve a melhor performance dos 3 bodyboarders figueirenses, alcançou as meias finais terminou em 5º lugar na prova e no final do Circuito também alcançou um excelente 5º lugar no seu primeiro ano de Circuito Europeu.
Já Jaime Jesus e Nuno Trovão não lograram passar as suas eliminatórias mas com esta prova Jaime Jesus alcançou um excelente 15º lugar e Nuno Trovão um 23º lugar no final do ranking. Portugal renovou os títulos europeus com Hugo Pinheiro e Marta Fernandes.

Final do Circuito Mundial de Bodyboard, Gran Canaria-Dezembro
Com um tempo de Verão mas com 3 dias de excelentes ondas, realizou-se na praia de Confital a 12ª etapa do Circuito Mundial. Foram 4 os atletas da Associação Bodyboard Foz do Mondego que participaram nesta prova: Daniel Ferreira, Luis Pereira, Jaime Jesus e Nuno Trovão que, apesar de boas performances, não lograram alcançar resultados razoáveis.
No ranking final de salientar Jaime Jesus que terminou o ano na 50º posição, apesar de não ter corrido as etapas brasileiras do circuito mundial, Nuno Trovão em 80º, Luis Pereira em 86º e Daniel Ferreira em 136º. Ana Adão que não esteve presente nesta prova, mas com as provas Europeias em que participou terminou em 81º lugar.

Final do Circuito Nacional de Bodyboard, Praia dos Areais, Ribeira Grande, Açores.
A 3ª e última etapa realizou-se no passado fim de semana na bonita ilha de São Miguel, Açores, com ondas a rondar os 2 metros a 2,5 metros. O ultimo dia, com ondas menores, foi um dia diferente do Circuito Nacional de Bodyboard Open já que os Açores faziam aqui a sua estreia ao receber uma etapa deste Circuito logo no 20º ano de idade do Circuito Nacional de Bodyboard. André Gandum foi o primeiro figueirense em prova, não conseguindo a sua classificação para os oitavos de final; Miguel Adão de 13 anos fazia aqui a sua estreia entre os mais velhos e logrou passar uma eliminatória, Nuno Trovão logrou passar a sua eliminatória e nos oitavos de final não encontrou as ondas para passar para os quartos de final. Jaime Jesus passava com dificuldade para os quartos de final, tendo ali terminado a sua prova num 13º lugar. Nas meninas Ana Adão não conseguiu passar para a final e terminou a prova em 7º lugar.

Ranking final dos atletas figueirenses:
Jaime Jesus Top16; Nuno Trovão e Luis Pereira Top 30; Ana Adão 5º lugar.
Como a Federação Portuguesa de Surf ainda não divulgou o ranking final não foi possível obter as restantes posições dos outros atletas figueirenses.

A Associação Bodyboard Foz Mondego queria agradecer aos patrocinadores dos seus atletas, ao Instituto Português da Juventude, à Junta Freguesia de São Pedro e à Camará Municipal da Figueira da Foz todo apoio prestado a estes atletas para competirem nestes eventos a nível Europeu e Mundial.